top of page

OUTUBRO ROSA E O CÂNCER DE MAMA <3

  • Foto do escritor: Silvinha Ramos
    Silvinha Ramos
  • 8 de out. de 2016
  • 4 min de leitura

laço rosa

O laço rosa é um símbolo da luta contra o câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento internacional de estímulo à luta contra o câncer de mama. Começou em 1997 nos Estados Unidos, e ganhou o mundo como forma de conscientização para a importância do diagnóstico precoce e alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença. O laço rosa, foi feito inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama em 1990. Os laços ficaram muito populares e são hoje usados para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutam pela causa.

O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo. Segundo os dados do INCA no Brasil são quase 6 novos casos a cada hora. Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se diagnosticado e tratado a tempo, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

Apesar de não possuir uma causa única, devemos estar atentas a alguns fatores de risco:

1- A idade, assim como em vários outros tipos de câncer, é um dos principais fatores que aumentam o risco de se desenvolver câncer de mama. O acúmulo de exposições ao longo da vida e as próprias alterações biológicas com o envelhecimento aumentam o risco. Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença.

2- Fatores endócrinos ou relativos à história reprodutiva - Referem-se ao estímulo do hormônio estrogênio produzido pelo próprio organismo ou consumido por meio do uso continuado de substâncias com esse hormônio. Esses fatores incluem: história de menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos); menopausa tardia (após os 55 anos); primeira gravidez após os 30 anos; nuliparidade (não ter tido filhos); e uso de contraceptivos orais e de terapia de reposição hormonal pós-menopausa, especialmente se por tempo prolongado. O uso de contraceptivos orais também é considerado um fator de risco pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc) da Organização Mundial da Saúde (OMS), embora muitos estudos sobre o tema tenham resultados controversos.

3- Fatores relacionados a comportamentos ou ao ambiente - Incluem ingestão de bebida alcoólica, sobrepeso e obesidade após a menopausa e exposição à radiação ionizante (tipo de radiação presente na radioterapia e em exames de imagem como raios X, mamografia e tomografia computadorizada). O tabagismo é um fator que vem sendo estudado ao longo dos anos, com resultados contraditórios quanto ao aumento do risco de câncer de mama. Atualmente há alguma evidência de que ele aumenta também o risco desse tipo de câncer.

**O risco devido à radiação ionizante é proporcional à dose e à frequência. Doses altas ou moderadas de radiação ionizante (como as que ocorrem nas mulheres expostas a tratamento de radioterapia no tórax em idade jovem) ou mesmo doses baixas e frequentes (como as que ocorrem em mulheres expostas a dezenas de exames de mamografia) aumentam o risco de desenvolvimento do câncer de mama.

4- Fatores genéticos/hereditários - Estão relacionados à presença de mutações em determinados genes transmitidos na família, especialmente BRCA1 e BRCA2. Mulheres com histórico de casos de câncer de mama em familiares consanguíneos, sobretudo em idade jovem; de câncer de ovário ou de câncer de mama em homem, podem ter predisposição genética e são consideradas de risco elevado para a doença.

Os 12 sintomas de câncer de mama que não devem ser ignorados incluem:

1-Alterações do tamanho ou forma da mama;

2-Vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama;

3-Nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho

4-Inchaço e nódulos frequentes nas ínguas das axilas;

5-Assimetria entre as duas mamas, como, por exemplo, uma muito maior que a outra;

6-Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da

mama;

7-Endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;

8-Coceira frequente na mama ou no mamilo;

9-Formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;

10-Liberação de líquido pelo mamilo, especialmente sangue;

11-Inversão súbita do mamilo;

12-Veia facilmente observada e crescente.

***Estes sinais podem surgir tanto na mulher como no homem e, quando descobertos precocemente, podem aumentar as chances de cura. Estes sintomas podem surgir em simultâneo ou isoladamente e, podem ser sintomas de câncer na mama inicial ou já avançado. A presença de um algum destes sintomas não significa necessariamente a existência de câncer na mama, porém deve-se consultar o médico mastologista, pois pode ser um nódulo benigno ou uma inflamação do tecido mamário, que necessita de tratamento.

Prevenção – Alguns cuidados com a saúde podem prevenir o câncer e outras doenças, tais como: evitar a obesidade e reduzir o consumo de gordura animal; evitar a ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada; não fumar; utilizar hormônios apenas com orientação médica; amamentar por pelo menos até os seis meses.

O auto exame também é muito importante!

Tratamento – O tratamento deve ser realizado com equipe multidisciplinar com a participação do cirurgião, anatomopatologista (médicos especialistas em diagnosticar doenças), radioterapeuta, oncologista clínico, cirurgião plástico, geneticista e participação efetiva de psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta.

O tratamento deverá ser iniciado o mais precocemente possível, após ampla discussão com a paciente sobre o tipo a ser adotado, além dos riscos e as vantagens de cada decisão.

Vale a pena ressaltar de que se detectado a tempo o câncer de mama tem cura sim!

APOIE E DIVULGUE OUTUBRO ROSA, juntos podemos salvar muitas vidas!!!

***Nota: As informações e sugestões desse artigo, não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, e outros especialistas.

Curta a página Corpo e mente no facebook:https://www.facebook.com/silcorpoemente Corpo e mente no Instagram: scorpo_e_mente Nosso parceiro de produtos naturais Riqueza Natural:https://www.riquezamagazine.com.br/ref/57d68726a312e.html


 
 
 

Comments


  • Facebook Basic Black
bottom of page